QUARTO MENINA

Quarto é lugar de dormir, certo? Pelo menos para as novas gerações, essa não é a única função desse ambiente. E talvez nem seja a principal. Quarto é lugar de brincar, de estudar, de ter aulas, de interagir com o mundo, de aprender, de desenvolver-se. E esse projeto tem tudo a ver com esse propósito múltiplo do dormitório infantil. O briefing pedia um quarto que crescesse com a menina de quatro anos e a ajudasse no desenvolvimento. E a entrega já mostra grandes oportunidades de evolução.

Uma das funções do novo quarto da menina era auxiliar na transição do berço para a cama, um processo que pode ser conturbado em muitas famílias. O incentivo para dormir “como gente grande” vem de uma cama com grade de segurança (necessária para quem estava acostumada à contenção do berço) mas ao nível ideal para subir e descer sem ajuda. O recorte em forma de casinha potencializa o papel lúdico da decoração e promove a identificação da criança com o seu espaço. Na cerquinha junto à parede, acomodam-se os livros que ela escolhe, para os pais lerem, antes de dormir: outro artifício para fazer do quarto um ambiente de família e fortalecer o vínculo afetivo nessa etapa de passar de fase. Tons candy colors de verde e rosa criam uma paleta agradável à faixa etária e, ao mesmo tempo, aconchegante e suave para quando escurece e a chave vira de brincar para descansar.

O processo de autonomia segue por todo o mobiliário. Um armário com detalhes em palha natural põe os brinquedos ao alcance das mãos  e também estimula a organização – um desejo profundo dos pais. Na bancada multiuso, uma tampa se abre e ilumina o conteúdo: um arco-íris de laços ao acesso e à escolha da criança.

Na área de banho, mais independência. Com auxílio dos pais, esse também é um momento que vai sendo entregue, gradativamente, à autonomia infantil, mais ou menos nessa ordem: dar banho, ajudar no banho, tirar do banho, avisar que é hora do banho, avisar que chega de banho…

Quem educa crianças sabe que eles evoluem rápido. Criar um ambiente ideal para cada idade não faz o tempo passar mais devagar, como os pais gostariam, mas aproveita o potencial de cada etapa. Conforme eles crescem, também ganham autonomia. E o quarto pode ajudar a avançar em cada passo.

Localização: Caxias do Sul

Ano de conclusão: 2021 

Fotos: Fábio Grison